Especial Adestramento

Número 2 / Novembro 2014

A segunda edição de um número especial pensado para todos os caçadores e/ou aficionados do adestramento de cães de caça. Com as melhores técnicas de ensino, os segredos que precisa de saber sobre a mostra, as cinco melhores raças de parar em Portugal e, claro, também acompanhado por um excelente DVD com um documentário filmado no nosso Ribatejo.
Especial Adestramento 2
Artigos em destaque
Ensino
Os pilares do ensino do cão de caça

Não há dúvidas de que toda a nova abordagem pode enriquecer se forem cumpridos dois requisitos: não nos deixarmos influenciar mantendo a mente aberta para nos questionarmos e nunca esquecer as três bases do ensino: aptidão, atitude, ação.

Controlo
O bom controlo do cão

O aluno sente confiança ao ser acariciado suavemente no peito. Assim ganhamos a sua amizade e obtemos a sua concentração. Pouco a pouco, este condicionamento faz efeito e o cão baixa o focinho em direção ao chão.

Busca
Como organizar a busca cruzada

Antes de começar a trabalhar no terreno, o nosso cão tem de estar totalmente habituado à trela extensível (ao seu ruído, às duas diferentes pressões sobre o pescoço e a sua distância de trabalho) para não ter puxões desnecessários durante o treino.

Análise
A coleira de ensino

Em primeiro lugar, será necessária uma coleira que cumpra com os requisitos de utilização pretendidos. Deverá ter uma ampla gama de intensidades, e deve poder regular-se desde o comando e terá os modos de descarga contínua, descontínua e emissão de sinal sonoro, para que possamos associar a descarga e substituí-la no futuro.