Terriers

Número 1 / Janeiro 2013

Conheça as 34 raças de Terriers do Grupo 3 da Federação Cinológica Internacional. Entrevista: Terrier Clube de Portugal. Reportagem da Monográfica de Terriers de 2012. Respostas às dúvidas mais frequentes sobre o grooming. A nutrição de acordo com o tamanho e tipo de pelo do Terrier. O comportamento dos Terriers.
Terriers 1
Artigos em destaque
Raça
Conheça as 34 raças de Terriers

De acordo com a Federação Cinológica Internacional, o Grupo 3 tem 34 raças de Terriers, que damos a conhecer nesta edição. Estas estão divididas em Terriers de tamanho grande e médio, Terriers de tamanho pequeno, Terriers tipo Bull e Terriers de Companhia.

Entrevista
Terrier Clube de Portugal

O Terrier Clube de Portugal foi fundado em 1988 e representa todas as raças do Grupo 3 da Federação Cinológica Internacional. Falámos com a Direção do Clube sobre a evolução das raças de Terriers em Portugal.

Comportamento
São assim tão diferentes dos outros cães?

Os Terriers são frequentemente descritos como cães cheios de caráter, muito ativos, briguentos, matreiros, vivaços, sem medo de nada, teimosos e sempre preparados para aprontar algo – verdadeiros "terrioristas"! Mas... será que é mesmo assim?

Grooming
Resposta às dúvidas mais frequentes

Tão diferentes entre si, as raças de Terriers são das mais exigentes a nível de grooming. Desde o desenhado Kerry Blue Terrier ao elegante Yorkshire Terrier, há muitas particularidades nos distintos arranjos. Nos artigos desta edição abordamos sucintamente o arranjo da pelagem da cada raça. Como tal, achamos interessante explicar alguns termos e conceitos de grooming que são usados nestes.

... Também neste número
Reportagem: 24ª E. C. Monográfica de Terriers

Decorreu a 27 de julho de 2012 a 24ª Exposição Canina Monográfica de Terriers, organizada pelo Terrier Clube de Portugal, em São João das Lampas, Sintra. Damos-lhe a conhecer todos os exemplares Melhor da Raça (Best of Breed) e os resultados dos Grandes Prémios.

Diferentes tamanhos, diferentes necessidades

Há três critérios fundamentais na escolha do alimento mais adequado: a idade, o nível de atividade física ou estado fisiológico, e o tamanho. Nas raças de Terriers encontramos desde o mini English Toy Terrier, ao pequeno Jack Russell Terrier, a cães de raça média e grande, como o Fox Terrier e o American Staffordshire Terrier.

A alimentação e a beleza da pelagem

"A primeira impressão conta!". Esta afirmação tanto é verdadeira para humanos, como para animais. De facto, qualquer dono se orgulha de ter um animal com um pelo brilhante, lustroso, de aspeto saudável, reflexo de uma alimentação cuidada. Nos Terriers encontramos raças de pelo curto e comprido, sedoso e cerdoso...