A pesca de surfcasting tem conhecido nos últimos anos, um desenvolvimento espetacular no nosso país. Qualquer pescador de praia tem uma boa cana de carbono, um carreto com boa saída de fio, utiliza linhas apropriadas para a bobine e consegue colocar a chumbada cada vez mais longe da praia. Este desenvolvimento do equipamento de pesca permite alcançar distâncias de lançamento impensáveis há meia dúzia de anos.
Muito se fala de pesca com boia de pião, da sua eficácia, da forma simples como se pratica. No entanto há pequenos detalhes que podem tornar a nossa montagem de pesca com pião mais eficaz, dependendo das situações que tivermos pela frente.
Sim, porque as montagens não são todas iguais...
Para quem ainda nunca ouviu falar desta técnica que fabrica pargos aqui deixamos um bom guia explicativo. É certo que a técnica ainda cria alguns anticorpos a quem ouve a explicação de como se faz ou mesmo para quem assiste pela primeira vez. Uma coisa garantimos: quando bem executada, são pargos na certa...e grandes!
Como já todos sabemos, todas as canas de pesca de alto mar aos diversos vêm equipadas com ponteiras sensíveis para detetarmos os toques dos peixes, no entanto por vezes a dificuldade na escolha da ponteira certa é comum a todos nós pescadores. É isso que Sílvio Santos, atleta de seleção na modalidade de pesca em barco fundeado passa a explicar.