Extra Pesca Mar

Número 7 / Novembro 2014

Mais uma edição do Extra Pesca Mar, desta feita a sétima. Desta feita direcionámos a nossa atenção para técnicas “adormecidas” mas que têm produzido resultados e que cada vez mais chamam a atenção dos pescadores portugueses. Não acho que mudar, inovar, repensar a pesca seja um atentado. É o melhor tributo que podemos dar à própria pesca e desta forma nos tornarmos melhores pescadores. E “espremendo” bem esta edição temos algumas coisas que quebram a barreira do que é convencional, do que é normal, daquilo que os peixes estão – cada vez mais – habituados. A pesca com isco vivo e com “chumbo” são disso o exemplo, técnicas que substituem as iscas mortas por vivas no surfcasting e na pesca embarcada e que produzem e sempre produzirão resultados, bons resultados. E o chumbo? Quando parecia que a febre era a dos vinis e de amostras rígidas cada vez mais inovadoras e realistas, eis que a atenção é agora virada para um pedaço de chumbo ou metal...é a volta às origens, às pescas tradicionais. A pesca está sempre em mudança e nós queremos acompanhar essa mesma mudança.
Extra Pesca Mar 7
Artigos em destaque
Surfcasting
Os robalos na areia

De todas as modalidades possíveis para a pesca do robalo, tais como com boia, com amostra, entre outras, o surfcasting é sem dúvida aquela que reúne maior número de adeptos, tendo sido inclusivamente a forma com que quase todos, nós pescadores de mar, nos iniciámos na pesca desportiva. "Surfcasting" significa pescar, lançando para além das ondas, mais conhecido por pesca ao fundo ou de lançado.

Spinning
Spinning extremo com zagaias e chivos

.Em setembro chegam as primeiras marés vivas, a ondulação aumenta, o mar começa a mexer e a alterar os fundos, a calma dos mares de verão parece ter terminado. São os primeiros avisos de Neptuno, chegou o momento de nos prepararmos para os dias em que o mar pede ferro.

Embarcada
Sargo, uma questão de atitude!

No nosso país encontram-se apenas algumas espécies desta grande família: sargo, alcorraz, sargo veado, sargo-bicudo, sargo-legítimo e sargo-safia, provavelmente serão estas as principais espécies que se encontram no nosso país, mas no entanto a única que ocorre com frequência e ainda com alguma abundância é o sargo-safia, que à medida que nos deslocamos no mapa, vai adotando várias denominações.

Destinos
8 Pesqueiros de eleição para douradas ao fundo

Nesta edição e depois de alguns pedidos, deixamos uma mão-cheia de destinos para pescar douradas ao fundo, de norte a sul do nosso bonito litoral. Logicamente que muitos faltarão mas não podíamos correr o risco de os "esgotar" todos.

Se gosta de desafios e se precisa de ideias para novos pesqueiros, aqui ficam 8 excelentes sugestões para mandar umas "pedradas" em busca das "burras".